quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

A lenda da Serpente

Por sobre incontáveis histórias contadas de tempos em tempos, de bisavós para avós e de pais para filhos e de filhos para seus filhos e esses filhos ainda vão contar para seus futuros filhos, aqui em São Luís ESTAMOS repletos, recheados ou melhor dizendo no melhor linguajar ludovicense, um COFO cheio destas lendas que habitam o imaginário do maranhense e de todos os turistas que vem nos visitar ! ... uma das mais famosas destas lendas é sem dúvida a da serpente gigante que não se sabe ao certo como ela foi parar nas galerias subterrâneas, sabe-se apenas que ela nasceu  lá dentro e se encontra em um sono de mais de 400 anos dentro daqueles túneis subterrâneos de nossa cidade.



E para  aqueles céticos que duvidam e muito , convido para por esta coragem a prova visitando os túneis subterrâneas da cidade que ocupa quase toda a área abaixo do centro histórico da cidade que aliás não é pouca pernada não ! ... é um lugar onde a escuridão é sempre presente tendo vez ou outra iluminadas por pequenas tochas que ainda estão por lá, e quando você resolver visitar a Fonte do Ribeirão que é uma construção de uns quatro séculos de existência MUITO CUIDADO, pois é lá que ela costuma se esgueirar sempre a observar com seus olhos sonolentos porém sempre alerta  para aqueles que ousam adentrar em seus domínios tendo sempre o cuidado de não deixar estas almas corajosas e curiosas a nunca mais voltar para a superfície, é de botar medo em qualquer machão ! 

         
Dizem as más línguas que o bicho é tão grande que a barriga do animal esta bem na altura da igreja do Carmo, a calda ou o rabo como os mais simples aqui falam esta quase ou já alcançou a igreja de São Pantaleão, e a cabeça se encontra na Fonte do Ribeirão. A lenda conta que esta serpente cresce mais e mais a cada dia, e quando chegar o momento dela despertar 100% de seu sono seu enorme corpo irá sair das profundezas dos subterrâneos do Centro histórico causando destruição em toda vida  existente na ilha, a quem diga que quando chegar este momento a grande serpente irá circundar  toda a cidade, levando a mesma para o fundo do mar por conta da formação de um imenso maremoto. 
A fama desta lenda é tão grande que não tem um só maranhense independente que seja ou não da capital que não a conheça ! ... esta fama chegou a um patamar tão alto que mexeu de uma maneira super criativa com a mente do senhor Erlanes Duarte, para quem não sabe de quem se trata é o mesmo ator do filme Muleque Té Doido 1 e 2 onde o mesmo vive aventuras ao lado de Nikima ( Nikima Krakelê ), Sorriso ( Marcos Santos ) e Guida Guevara ( Junior André ), mas isso é um assunto para outra postagem, o fato é que estas lendas marcaram minha infância e sempre volto a ser criança quando eu as reconto para meus sobrinhos e demais crianças pois estas histórias não podem morrer jamais porque são estas coisas que tornam São Luís do Maranhão uma ilha  encanta e cheia de pontos turísticos e locais da hora para fazer uma visitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário