domingo, 6 de janeiro de 2019

Catarina Mina, Força e merecimento

Como todos bem devem saber, São Luís do Maranhão foi erguida através de mão de obra escrava assim como todo o nosso país e estes muito sofreram de maus tratos equivalentes a total falta de humanidade.
Catarina Mina como era conhecida ou  Catarina Rosa Pereira de Jesus veio da Costa da Mina ( Golfo da Guiné na Africa ) que aliás foi de lá que vieram uma grande  parte dos escravos do Brasil onde aqui conheceram a humilhação e o tratamento desumano dos homens brancos que por ventura se consideravam superiores a estas pessoas que eram escravizadas e tidas como animais de estimação.
Infelizmente não existem muitos registros sobre Catarina Mina além dos relatos de que se tratava de uma mulher de uma beleza exuberante, atraente de seios fartos e belos, pernas bem torneadas e dona de uma boca carnuda e convidativa de beijos ardentes e um olhar capaz de dominar qualquer homem que a fitasse de maneira direta. Acredita-se que no século XIX  esta bela negra  era dona de uma barraca ao pé da ladeira da rua da calçada também conhecido nos dias de hoje como Canto do Tonico, desta barraca Catarina conseguiu juntar dinheiro o suficiente para comprar sua carta de alforria e segundo contam através de presentes dados por ricos comerciantes portugueses que a desejavam e que provavelmente a amavam.
Com a fortuna que acumulou dada através dos presentes dados por seus bem feitores e amantes conseguiu comprar a carta de alforria de muitos de seus amigos e com a liberdade que a gora era sua, tornou-se uma comerciante de mão cheia e como muitos negros que tiveram destaque também se tornou uma senhora de escravos que claro oprimia sua própria raça porque era uma cultura comum da época ter escravos  para mostrar poder perante a sociedade o que ao meu ver era tão somente uma total falta de personalidade por parte destas pessoas que um dia foram escravos e que depois de conhecer o sucesso é a retribuição dada ao seu povo oprimidos pelos grilhões



 

Infelizmente existem poucos relatos históricos sobre esta personalidade que se fez destacar perante uma sociedade que via pessoas de cor como seres inferiores que serviam apenas para trabalhos braçais e através de seus esforços  que por ventura merecidos e fez por merecer tal fama.  

    
 O beco Catarina Mina é um logradouro localizado na cidade São Luís que recebeu este nome em homenagem a ex-escrava  que atendia pelo mesmo nome . 
Seu inicio se dá na Avenida Dom Pedro II e tem seu termino na Travessa da alfândega, que fica justamente nos muros da câmara municipal de São Luís. 
Em meados de 1930, teve seu nome mudado para Rua Djalma Dutra, em homenagem a um dos herois  da revolta  do forte de Copacabana no ano de 1922, porém mesmo depois desta mudança ainda sim quando voçê for ao centro histórico a cidade , não adianta perguntar pela rua Djalma Dutra pois praticamente ninguém vai saber informar seu paradeiro. Agora se voçê pergunta pelo beco Catarina Mina, aí sim terá respostas pois é assim que todos no centro conhecem o local desejado ! 
Hoje o beco Catarina Mina é um dos locais mais visitados no centro histórico por conter lojas de artesanato, bares, restaurantes  um museu para visitação . Lembrando que o Beco Catarina Mina é um dos poucos locais que homenagearam uma mulher negra no Centro Histórico .

Nenhum comentário:

Postar um comentário